07 de Maio de 2019

O Vereador Everton da Academia recebe Sophia Kwiatkowski em seu Gabinete


O Vereador Everton da Academia recebe Sophia Kwiatkowski em seu Gabinete

O Vereador Everton da Academia recebeu no seu Gabinete, na tarde do dia 02 de maio deste ano, Sophia Kwiatkowski, 12 anos, que é um talento na música em nosso Município.

 Sophia começou a tocar flauta para iniciantes (semi profissional), no projeto de iniciação musical em flauta doce, desenvolvido nos quartos e quintos anos, projeto esse, idealizado pela sua professora de ciências e flautista, Marilise Schmitt, na Escola Amadeu Bolognesi.

O projeto teve inicio em 2006, na extinta Escola Liberato, onde foi formada a Orquestra de Flautas Tom Jobim, que na época, teve muita visibilidade na cidade e fora dela. Em 2017 iniciou o projeto no Amadeu, de onde resultou a ORQUESTRA DE FLAUTAS DOCES AMADEU NO CORAÇÃO SEMPRE.

A Orquestra chegou a contar com 11 participantes, mas foi esvaziando, infelizmente uma característica bem marcante da comunidade com alta rotatividade de alunos, pelo desinteresse e a falta da participação dos Pais.

As técnicas desenvolvidas pela Professora são de teoria e percepção musical, leitura de partituras, leitura à primeira vista, técnicas de sopro e respiração, postura, escrita musical, instrumentalização na flauta doce soprano barroca, contralto barroca e tenor barroca.

A Orquestra não chegou ainda, a ter visibilidade fora da escola, uma vez que lhe faltam condições.

Sophia então, se destacou pela capacidade e facilidade de absorver a técnica e por responder corretamente ao que o instrumento exige, além de estabelecer relações entre a flauta doce e os demais instrumentos, usando violão, escaleta, ukulele, tendo como referência a base comum da escrita musical. É uma aluna muito disciplinada, mantendo horários de prática diária das flautas e exercícios que aprimoram a leitura musical.

Sophia foi selecionada para o conjunto de flautas doces e hoje, representa o município de Guaíba na orquestra Juvenil do Prelúdio, programa de extensão do IFRS – Campus Porto Alegre na área de ensino musical, que tem como proposta desenvolver a musicalidade de crianças e jovens da comunidade, ensinando-lhes a cantar, tocar e integrar a música no cotidiano, por meio de cursos e oficinas.

O referido Programa possui atualmente, um quadro de 11 professores efetivos e duas professoras substitutas, que ministram os cursos e oficinas, além de atuarem no curso Técnico em Instrumento Musical do Campus.

O Vereador destaca o talento e a importância da professora Marilise Schmitt, na vida de Sophia e de todos os outros alunos da escola Amadeu Bolognesi com esse Projeto, promovendo assim o incentivo da cultura, auxiliando as crianças e adolescentes da comunidade carente da escola a desenvolver suas potencialidades contribuindo na construção de futuros cidadãos.

A Professora ressalta necessidade do olhar do executivo para o investimento na educação. 

 Texto e foto Tamyris Farias 

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: