08 de Março de 2019

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES


DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

SOBRE O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens, que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Em 1917, houve um marco ainda mais forte daquele que viria a ser o 8 de Março. Naquele dia, um grupo de operárias saiu às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, movimento que seria o pontapé inicial da Revolução Russa.

O protesto aconteceu em 23 de fevereiro pelo antigo calendário russo - 8 de março no calendário gregoriano, que os soviéticos adotariam em 1918 e é utilizado pela maioria dos países do mundo hoje.

Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da "mulher heróica e trabalhadora".

O chamado DIA INTERNACIONAL DA MULHER só foi oficializado em 1975, ano que a ONU intitulou de Ano Internacional da Mulher para lembrar suas conquistas políticas e sociais.

Esse dia tem uma importância histórica porque levantou o problema da desigualdade de gênero.

No Brasil, a data é marcada por protestos nas principais cidades do País, com reivindicações sobre igualdade salarial e protestos contra a criminalização do aborto e a violência contra a mulher.

            Com certeza, o dia 8 de março é um dia para lembrarmos que ainda temos muito o que evoluir até alcançar a igualdade dos gêneros.

            A Câmara Municipal, em nome do seu Presidente, Antonio Arilene Pereira, parabeniza a todas as Mulheres do nosso Município, onde cada uma tem seu papel na construção da nossa história!

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: