05 de Dezembro de 2018

Com Plenário lotado, Câmara Municipal realiza I Fórum Permanente da Inclusão


Com Plenário lotado, Câmara Municipal realiza I Fórum Permanente da Inclusão

Na tarde de segunda-feira (3), o Plenário do Cipreste, da Câmara Municipal, foi palco do Fórum Permanente da Inclusão Guaíba. Com o tema Mercado de Trabalho para Pessoas com Deficiência - PCD, à tarde foi tomada por palestras e contação de experiências que abordaram o assunto sob diferentes perspectivas e pluralidades. 

O Fórum contou com a palestra da professora do SENAC Guaíba, Cristiane Fortes, sobre o mercado de trabalho para PCD, enquanto Cristiane Lauer e Viviane Duarte compartilharam experiências sobre inclusão profissional. Paloma de Bussillo, do SENAC Saúde, relatou um projeto de sensibilização para integrar cadeirantes à rotina de ambientes de trabalho, ao par que Margareth Abreu, pedagoga do SENAC Saúde e SENAC Guaíba e Lívia Paim, coordenadora do SENAC Saúde, apresentaram oportunidades de educação continuada e cursos técnicos. 

A ação conjunta exitosa entre representações diversas da sociedade civil organizada e dos poderes Executivo e Legislativo, desde o começo de 2017, tem colaborado para o avanço destas discussões em Guaíba. Os Fóruns da FADERS dois anos seguidos no município, a primeira e a segunda Semana da Pessoa com Deficiência, a elaboração de diversas leis, o encaminhamento da criação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e, agora, o Fórum Permanente, são alguns exemplos dos ganhos que esta união de esforços já obteve.

A data, 03 de dezembro, foi escolhida em homenagem ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e ao PL 058/2017, de autoria da vereadora Fernanda Garcia (PTB), presidente do Legislativo, que criou o “Dia do Combate as Barreiras às Pessoas com Deficiência no Município de Guaíba”. 

"São ações em conjunto como essas que promovem a diminuição das barreiras do preconceito e da desinformação. Precisamos debater, discutir e entender o mundo das Pessoas com Deficiência, respeitando as singularidades e valorizando méritos, na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora”, declarou com entusiasmo Fernanda Garcia.

O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Guaíba, Câmara de Vereadores, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da 12ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE, APAE Guaíba e SENAC Guaíba, com o apoio da Associação de Pessoas com Necessidades Especiais de Guaíba - APNE.

Além de grande público, de diferentes setores da sociedade, estiverem presentes os secretários  Pedro Tavares, da Comunicação e Ação Comunitária, Luís Ernani “Chacrinha”, da Assistência Social,, Romeo Orestes, do Trabalho e Desenvolvimento, Alex Gomes de Oliveira, da Mobilidade e Segurança, Fátima Xavier, adjunta da Educação, bem como Edyo Campos, presidente da APAE Guaíba e Carine Alalan, diretora do SENAC Saúde Guaíba. 

Texto e foto: Paulo Benedetti – Assistente Parlamentar

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: