01 de Novembro de 2018

Vereadora Fernanda Garcia participa da IV Conferência Municipal do Idoso de Guaíba


Vereadora Fernanda Garcia participa da IV Conferência Municipal do Idoso de Guaíba

A presidente do Legislativo, vereadora Fernanda Garcia (PTB) integrou, juntamente com a prefeita em exercício, Cleusa Silveira, o secretário em exercício de Assistência Social, Rogério Souza, o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Pastor Gastão P. de Faria, e a promotora de justiça, Mariana Azambuja, a mesa de abertura da 4º Conferência Municipal do Idoso. O evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso.

Com o tema Envelhecer no Século XXI, a conferência foi realizada na quarta-feira (31), no Sindicato dos Municipários de Guaíba e teve como finalidade oportunizar o debate e a troca de ideias junto ao público alvo, permitindo a formulação de proposições e sugestões sobre políticas públicas para serem levadas aos Conselhos Estaduais e, mais adiante, chegarem ao Ministério do Desenvolvimento Social a fim de se estabelecerem os planos plurianuais e as estratégias voltadas para o bem estar da população idosa.

A vereadora Fernanda Garcia, em sua fala, lembrou que a lei 10741/2003, em seu artigo 30, declara obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à cultura, ao esporte, à cidadania, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

“Para que a terceira idade possa de fato ser chamada de melhor idade, se faz obrigatório a aplicabilidade do artigo 30 em sua íntegra. Infelizmente, para a maioria, a velhice traz consigo além de enfermidades, abandonos e situações de vulnerabilidade socioeconômicas, exigindo do poder público um olhar atento e firme sobre a questão. Cabe a nós, como pessoas e gestores públicos, unirmos forças para favorecer o cumprimento das leis e propiciarmos o maior bem estar possível a todos idosos de nossa comunidade”, declarou a parlamentar.

Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas / Foto: Leonardo Garcia Frank

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: