23 de Outubro de 2018

Vereadora Fernanda Garcia participa de banca avaliadora em evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Vereadora Fernanda Garcia participa de banca avaliadora em evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A UERGS realizou na quinta-feira (18) e sexta-feira (19) a Maratona para o desenvolvimento de soluções para a redução das desigualdades, na unidade universitária de Guaíba. A Maratona foi realizada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), organizada sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com o tema Ciência para a redução das desigualdades.

A SNTC promove eventos em todo o território brasileiro com o objetivo de aproximar a ciência e tecnologia da população, reunindo centenas de instituições de pesquisa e ensino além de outros órgãos que apoiam a ciência no país.

Participaram estudantes do ensino médio, graduação e pós-graduação. A participação dos estudantes da graduação foi o ponto forte do evento, com mais de 60 inscritos, oriundos dos cursos de Engenharia da Computação (Guaíba) e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (Porto Alegre), que se dividiram em oito equipes.

A banca avaliadora foi composta pela vereadora Fernanda Garcia (PTB), presidente do Legislativo de Guaíba, André Ghignatti, diretor da WOW Aceleradora de Startups e pelo professor Clódis Andrades Filho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERGS. Os membros da banca avaliaram três critérios principais de cada proposta apresentada: impacto social, sustentabilidade e engajamento da equipe.

Os estudantes Danielle Coutinho, Débora Garcia, Giovani Brancher, Gianne Matos e Michele Liese, da equipe Byte Tech, obtiveram o 1º lugar. A equipe desenvolveu um projeto de aplicativo, o HelpLibras, para auxiliar na comunicação entre surdos e ouvintes garantindo mais autonomia ao surdo nas atividades do seu cotidiano, permitindo-lhe maior inclusão e autonomia. O IBGE estima que existam mais de 9 milhões de surdos no país que poderiam ser beneficiados com o aplicativo, que promoveria o cadastro de intérpretes de Libras e da comunidade surda. O aplicativo serviria como ferramenta para a gravação de áudios e posterior tradução em Libras.

Os projetos apresentados na Maratona deixaram os mentores, organizadores e membros da banca extremamente satisfeitos, deixando claro a todos o grande potencial interdisciplinar de aprendizado, reforçando o papel social da universidade na transformação dos ambientes nas quais está inserida.

Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas / Foto: Viviane Guimarães – Assessora Parlamentar

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: