13 de Setembro de 2018

TCC sobre acessibilidade do estacionamento do Terminal Hidroviário de Guaíba vence prêmio no IV Seminário Internacional Cidades em Trânsito


TCC sobre acessibilidade do estacionamento do Terminal Hidroviário de Guaíba vence prêmio no IV Seminário Internacional Cidades em Trânsito

No final de agosto, o Terminal Hidroviário de Guaíba foi debatido no IV Seminário Internacional Cidades em Trânsito, realizado no Teatro Unisinos, em Porto Alegre, nos dia 30 e 31.

Na ocasião, entre 36 trabalhos inscritos, o trabalho de conclusão de curso (TCC) Acessibilidade em Estacionamento Terminal Hidroviário: O Caso de Guaíba – RS, de Jeferson Souza dos Santos, Fernanda David Weber e Letícia Dexheimer, do curso superior de Tecnologia em Transporte Terrestre, da Universidade Federal de Pelotas, foi laureado em 1º lugar na categoria de Artigo Científico do VI Concurso de Estudos Técnicos Rodoviários CONCEPA-SENGE.

O trabalho realizou um estudo exploratório com análise de itens de acessibilidade do estacionamento do Terminal Hidroviário de Guaíba, a partir da elaboração de um check-list a fim de verificar se os principais pontos de acesso estavam de acordo com a Norma Brasileira ABNT 9050, que tem como objetivo estabelecer critérios e parâmetros técnicos a serem observados quando do projeto, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade.

O check-list de avaliação do estacionamento permitiu a elaboração de um questionário que foi aplicado a um grupo reduzido de usuários daquele local que possuem mobilidade reduzida (temporária ou permanente) de modo a avaliar a sua percepção com relação à qualidade e a importância dos itens contemplados no check-list. Os entrevistados também foram convidados a circular do Terminal ao estacionamento como forma de captar mais percepções sobre o local, quais as necessidades e o que pensam sobre a acessibilidade e mobilidade.

Todos os pontos verificados de acordo com o check-list apresentaram irregularidades. Foi verificado que o local está em desacordo com o exigido pela ABNT NBR 9050, proporcionando riscos aos usuários, trazendo à tona as patologias das rampas de acesso que apresentam degraus, piso irregular com buracos, pedras soltas e desníveis, além de não possuir nenhuma rota acessível para pedestres e nenhum ponto com demarcação de piso táctil ou antiderrapante.

A presidente do Legislativo, vereadora Fernanda Garcia (PTB), foi uma das pessoas que respondeu ao questionário. “Fiquei muito feliz em participar de um estudo tão importante para às pessoas com mobilidade reduzida. Quero parabenizar o Jeferson e seus colegas pelo reconhecimento do TCC com este prêmio tendo a certeza que o Legislativo de Guaíba tem agora ainda mais informações para melhorar as condições de acessibilidade e mobilidade do estacionamento do Terminal Hidroviário, este importante local de conexão da nossa cidade com a capital”, declarou a parlamentar.

Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas / Foto: Fernanda Bronichaki

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: