22 de Agosto de 2018

Câmara Municipal é palco de apresentação da Banda do Barulho, dentro da programação da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência


Câmara Municipal é palco de apresentação da Banda do Barulho, dentro da programação da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

O Plenário do Cipreste foi palco de uma apresentação emocionante na noite de terça-feira (22). Como parte da programação da II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, os vereadores e público presente no plenário do Legislativo municipal prestigiaram a apresentação da Banda do Barulho, formada por jovens e adultos com deficiência e seus familiares, todos frequentadores do Centro de Referência de Assistência Social Sementes do Amanhã. A banda é coordenada pelo professor João Medeiros e faz parte do projeto Música para Todos, vinculado a Secretaria de Assistência Social.

A noite contou ainda com um pequeno bate-papo com um ex-vereador de Barra do Ribeiro, Cláudio Freitas, cadeirante há 25 aos. Cláudio, vereador entre 2012 e 2016, criou uma Associação para Pessoas com Deficiência em Barra do Ribeiro e, há mais de duas décadas, desenvolve equipamentos para auxiliar cadeirantes, entre os quais um aparelho que permite ao cadeirante ficar em pé, patenteado em 2005.  

“Basta olharmos para o lado que veremos que sempre tem pessoas com problemas bem maiores do que os nossos, e isso tem de servir como motivação, para irmos em frente, para nos tornarmos melhores, para termos mais coragem”, declarou com emoção Cláudio.

“A primeira Câmara de Vereadores que entrei foi a da Barra do Ribeiro, em 2016, para prestigiar a Semana da Pessoa com Deficiência, comemorada na cidade desde 2013. Isso só foi possível porque o prédio já possuía adaptações arquitetônicas de acessibilidade implantadas após o Cláudio assumir uma cadeira no Legislativo daquela cidade. O trabalho do Cláudio é exemplar e merece todo o nosso apoio e reconhecimento”, enfatizou a presidente do Legislativo, vereadora Fernanda Garcia (PTB).

A Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal têm trabalhado em parceria para avançar nas políticas para as pessoas com deficiência. Nas questões de acessibilidade, destacam-se as modificações no prédio do Legislativo com a instalação de elevador e construção de rampa de acesso no píer do Centro. O trabalho de tradução em Libras em todas as sessões da Câmara e em alguns eventos municipais, como a Feira do Livro, são destaques no âmbito de inclusão social para surdos. Os fóruns sobre acessibilidade e inclusão social, realizados pelo Executivo em parceria com a Câmara Municipal e a FADERS em 2017 e 2018, com o apoio do Governo Estadual, permitiram a discussão e análise de importantes questões relacionadas ao tema. 

Nas políticas públicas, destaque para a criação em 2017 da Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência, presidida pela vereadora Fernanda Garcia, e aprovação da lei que criou em Guaíba o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, além de inúmeros projetos de leis voltados exclusivamente para melhorias de acessibilidade e inclusão social.

A II Semana Municipal da Pessoa com Deficiência segue até sábado com palestras, oficinas e debates em diferentes locais da cidade. Confira a programação completa em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/portal/?sec=npag&id=10468

Texto: Sandro Boschetti – Relações Públicas / Foto: Paulo Benedetti – Chefe de Gabinete

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: