10 de Agosto de 2018

PPP de Iluminação Pública para municípios da região Centro Sul


PPP de Iluminação Pública para municípios da região Centro Sul

Na tarde de quarta-feira (08), os vereadores Juliano Ferreira (PR), Fernanda Garcia (PTB), Florindo Motorista (PSD), Manoel Eletricista (PPS), Arilene Pereira (PTB) e Chacrinha (MDB), além de assessores dos demais vereadores da Casa, receberam a visita da prefeita de Cristal e presidente do Consórcio Intermunicipal Centro Sul, Fábia Richter, juntamente com o seu vice, Rudi Trapp, o prefeito de Tapes e presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce, Silvio Rafaeli e o secretário de Planejamento Urbano de Guaíba, Jefferson Santos. A visita ocorreu no Legislativo de Guaíba e a pauta do encontro foi o projeto de Parceria Público Privada – PPP para a modificação e modernização do sistema de iluminação pública de 15 cidades da região Centro-Sul, entre as quais Cristal, Tapes, Guaíba, Camaquã, Arambaré e Mariana Pimentel.

Aos vereadores e assessores foi explicado que a PPP da iluminação pública proposta pelo Consórcio prevê a substituição das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, além de possibilitar intervenções nas redes de telefonia, fibra ótica e internet, modernizando por completo os sistemas de transmissões das cidades envolvidas, proporcionando uma manutenção mais adequada em parâmetros internacionais tanto nas áreas urbanas quanto em áreas rurais. A empresa vencedora ainda ficará responsável pela manutenção e criação de novos pontos de iluminação.

Tanto Fábia Richter quanto Silvio Rafaeli destacaram que a PPP é um projeto pensado e trabalhado de forma conjunta que pode beneficiar mais de 400 mil moradores. Rafaeli destacou que o Ministério Público e Tribunal de Contas do estado acompanharam a montagem do projeto orientando que fosse firmado um acordo de cooperação técnica com o BNDES que, somado aos apoios da FURG, Fundação Getúlio Vargas e UFRGS, o torna inédito no país.

A convite da presidente do Legislativo de Guaíba, vereadora Fernanda Garcia, Fábia Richter voltará para a Câmara Municipal no dia 14, a fim de explanar mais detalhadamente, para todos os vereadores, o projeto de PPP para a iluminação pública dos municípios da região Centro Sul. 

Texto e foto: Sandro Boschetti – Relações Públicas

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: