03 de Maio de 2018

Vereador Everton da Academia requer melhorias na mobilidade urbana e trafegabilidade de Guaíba


Vereador Everton da Academia requer melhorias na mobilidade urbana e trafegabilidade de Guaíba

Além de focar sua legislatura no esporte como força motora para a promoção sócio-educativa, o vereador Everton da Academia (PTB) tem dedicado muito empenho acerca da importância da mobilidade urbana e trafegabilidade em Guaíba para o bem-estar e segurança de pedestres e motoristas.

Desde que assumiu uma cadeira no legislativo, em janeiro de 2017, o vereador encaminhou ao secretário Leonardo Gardel, responsável pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Segurança, 21 proposições, entre requerimentos e indicações, todas disponíveis no site da Câmara. As proposições solicitaram desde estudos para colocação ou reparo de semáforos, passando por necessidades de melhores sinalizações para pedestres e motoristas em diferentes áreas da cidade, adequações de horários e criações de novas linhas de transporte coletivo, manutenções e reparos em paradas de ônibus, prolongamentos de avenidas e inserções de rótulas, bem como revitalizações de ruas e acessos a bairros. A Secretaria, no entanto, pouco fez para resolver ou atenuar os principais problemas que assolam o trânsito da nossa comunidade.

Nesse ínterim, acumulam-se pela cidade pontos de engarrafamento em diferentes horários do dia, sem falar em ruas intransitáveis, falta de quebra-molas ou redutores de velocidade em frente a escolas e creches, sinaleiras não coordenadas para um fluxo mais pertinente de veículos e falta de rotatórias em avenidas de grande fluxo, como na Nestor de Moura Jardim e em frente ao mercado Asun, entre os bairros São Jorge e Parque Flórida.

Uma das regiões mais críticas da cidade e que foi tema de reunião entre o vereador e o secretário Gardel, é a área formada pelas avenidas 20 de Setembro, Cônego Scherer, Dr. Lauro Azambuja, São José, Bento Gonçalves, José Montaury, Marcos de Andrade e Salvador Jardim que somatiza grande circulação de veículos, alto volume de carga e descarga comercial, intenso fluxo de transporte público, e carece há tempos de um planejamento mais atencioso por parte do Executivo.

Temos ainda o caso da avenida 20 de Setembro, um importante acesso a BR-116 e aos bairros Parque 35, Chácara das Paineiras, Engenho, Ipê, Vila Nova, Santa Rita, Cohab, Vila Iolanda, Ermo, entre outros, que está em péssimas condições viárias e não tem pista dupla em toda sua extensão. Para aquela região, o vereador sugeriu ao Executivo a criação de outro acesso aos bairros e à BR-116 através da Rua Ivo Lessa, localizada no bairro Chácara das Paineiras, onde hoje está em construção um novo loteamento que, se bem planejado, pode permitir essas intervenções. O vereador ainda destacou que a pavimentação da Rua Pedras Brancas trará auxílios para desafogar o Centro da cidade, conectando-o ao bairros da região sul.

“Guaíba tem sérios problemas de mobilidade urbana que estão acumulando ano a ano e nos parece que a Secretaria e os gestores responsáveis não estão dando a devida importância ao tema. Isso afeta, importuna e põe em risco a vida de milhares de pessoas todos os dias. Precisamos de mais planejamento e investimento na área, que permita ruas e avenidas em melhores condições, trânsito seguro e transporte urbano de qualidade”, ponderou o parlamentar. 

Texto: Sandro Boschetti – Assessor Superior

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: