27 de Abril de 2018

Coronel Quadros e Tenente-Coronel Bianca recebem título de Cidadão Guaibense


Coronel Quadros e Tenente-Coronel Bianca recebem título de Cidadão Guaibense

Na noite de quarta (25), em Sessão Solene realizada no Plenário do Cipreste, na Câmara Municipal, os vereadores Ale Alves (PDT) e Dr. João Collares (PDT), homenagearam respectivamente a Tenente-Coronel Bianca Inês Garcia da Silva Bürguer e o Coronel Paulo Ricardo Quadros Remião com títulos de Cidadão Guaibense.

A tenente-coronel Bianca, natural de Santa Maria, ingressou na Brigada Militar em 1985, sendo pioneira por fazer parte da primeira turma de mulheres da corporação. Entre o final dos anos 80 e meados dos anos 2000, ocupou em Porto Alegre e Região Metropolitana, variados cargos de chefia em diferentes batalhões, seções e setores da corporação. Em 2016, assumiu o comando do 31º BPM, que compreende os municípios de Guaíba, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro, Sertão Santana e Mariana Pimentel e, sob seu comando, implementou novas modalidades de policiamento ostensivo, desde o uso de bicicletas, passando por patrulhas rurais. Preocupou-se também em criar um canal de comunicação via whatsapp com os lojistas da cidade para incrementar a eficiência e rapidez nas ações da BM e em reestabelecer as atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) dentro das escolas de Guaíba, desativado desde 2014. Neste ano de 2018, Bianca assumiu o comando do CRPO Centro Sul, substituindo o coronel Quadros.

Coronel Quadros, natural de Porto Alegre, ingressou na BM em 1984 e foi promovido a 1º tenente em 1991, ano em que chefiou as operações do Comando Geral da BM. Nos anos seguintes, até o fim da década de 90, foi chefe de Segurança do governador do estado e oficial do 9º BPM. Entre o final dos anos 90 e início dos anos 2000, como capitão, foi oficial do 11º, 9º e 21º BPM, além de chefiar as operações do Comando de Policiamento da capital e Agência Regional de Inteligência. Entre 2004 e 2009, como major, prestou serviços no comando da 1ª companhia do 19º da BPM, no Centro de Moto Mecanização, além de ocupar os cargos de chefe do estado maior dos Comandos Regional de Polícia Ostensiva da Serra e Estado Maior do 19º BPM, bem como da Agência Regional de Inteligência do Comando de Policiamento da capital. Em 2010 foi promovido a tenente-coronel, assumindo o comando do 20º BPM até 2012, quando chefiou o Centro de Produção e Proteção da Informação da BM. Também esteve à disposição do Palácio Piratini, Departamento da Polícia Federal, Polícia Civil (DENARC) e Exército Brasileiro. Em 2014 comandou o COE – Grupamento de Supervisão de Vigilância e Guardas e, em julho de 2015, assumiu o CRPO Centro Sul. Em 2016, foi elevado à patente de coronel. Durante sua carreira, coronel Quadros recebeu inúmeras condecorações e teve seus serviços reconhecidos por diplomas, títulos honoríficos, comendas e medalhas.

A solenidade foi prestigiada por familiares, amigos e autoridades, com destaque para os vereadores Jonas Xavier, que presidiu a cerimônia, Ale Alves e Dr. João Collares, proponentes das homenagens, Professora Claudinha Jardim (DEM), Bento do Bem (MDB) e José Campeão Vargas (PTB), Cleusa Silveira, vice-prefeita municipal, Rodrigo Pedroso, secretário de Governo, Luís Ernani Alves, secretário de Assistência Social, Leonardo Gardel, secretário de Mobilidade Urbana e Segurança, major Ari Ferreira, comandante do 31º BPM, capitã Marcia Batista, subcomandante do 31º BPM e o deputado estadual Ronaldo Santini.

Texto: Sandro Boschetti – Assessor Superior / Foto: Bruna Bueno – Jornalista MTB 15.774

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: