20 de Abril de 2018

Vereador Campeão Vargas homenageia Dr. Gilberto Schäfer com título de Cidadão Guaibense


Vereador Campeão Vargas homenageia Dr. Gilberto Schäfer com título de Cidadão Guaibense

Na noite de quarta (18), em Sessão Solene realizada no Plenário do Cipreste, na Câmara Municipal, o vereador José Campeão Vargas (PTB), homenageou o juiz de direito Dr. Gilberto Schäfer com o título de Cidadão Guaibense.

Dr. Schäfer, natural de Humaitá, veio residir em Guaíba no ano de 1999 e exerceu importantes atividades junto à cidade. Entre suas contribuições, destacam-se, enquanto diretor do Foro Municipal, entre 2000 e 2002, seu empenho junto ao poder Legislativo e Executivo para construção de um novo prédio para o Fórum de Guaíba, bem como a presidência das eleições municipais de Guaíba e Eldorado do Sul no ano de 2004. Sua trajetória profissional foi fortemente voltada para a vara de família que, segundo Gilberto, trata-se de uma jurisdição que impacta muito a vida das pessoas e no qual os operadores jurídicos e, em especial, o magistrado, fazem grande diferença. Também teve papel importante no processo de falência da Cia. Geral de Indústrias, que envolveu milhares de demissões. A experiência jurídica do Dr. Gilberto permitiu que as partes dialogassem para um entendimento rápido e justo. O apelo para a importância do diálogo foi levado adiante enquanto presidente do Juizado Especial Cível, em que Gilberto, de forma pioneira no município, priorizou a conciliação através de técnicas de mediação.

Alinhado a seu trabalho como magistrado em Guaíba, Dr. Gilberto engajou-se de forma ativa, desde que ingressou na magistratura em 1997, no associativo da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul). Na entidade, ocupou os cargos de vice-coordenador da 12ª Coordenadoria nos anos de 2000, 2005 e 2006, sub-diretor do Departamento de Cidadania e Direito Humanos na Gestão 2001/2002, coordenador da 12ª Coordenadoria no ano 2003, Diretor da Revista da AJURIS em 2002/2003, e Diretor do Departamento de Assuntos Constitucionais nas gestões de 2010/2011 e 2012/2013. Em 2013, elegeu-se vice-presidente Administrativo, integrando a gestão do juiz de direito Eugênio Couto Terra. Em dezembro de 2015 elegeu-se o 35º presidente da entidade, onde desempenhou mandato no biênio 2016/2017.

A solenidade foi prestigiada por grande público e por diversas autoridades, com destaque para os vereadores Dr. Renan Pereira, presidente do Legislativo, Juliano Ferreira, Fernanda Garcia, Bento do Bem, Manoel Eletricista e Florindo Motorista, Cleusa Silveira, vice-prefeita municipal, Rodrigo Pedroso, secretário de Governo, Luís Ernani Alves, secretário de Assistência Social, Selito Carboni, secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Vera Lucia Deboni, presidente da AJURIS, Dr. Luiz Eduardo Amaro Pelizzer, vice-presidente da OAB/RS e Rosana Garbin, juíza da Corregedoria-Geral da Justiça do RS.

Texto: Sandro Boschetti - Assessor Superior / Foto: Daniel Soares - Jornalista-chefe da AJURIS

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: