25 de Janeiro de 2018

Vereadora Claudinha Jardim propõe projeto de lei para divulgação e capacitação de técnicas de desengasgo em escolas das redes pública e particular


Vereadora Claudinha Jardim propõe projeto de lei para divulgação e capacitação de técnicas de desengasgo em escolas das redes pública e particular

O caso de Lucas Begalli Zamora de Souza, menino de apenas 10 anos, que morreu em setembro do ano passado após sofrer um engasgo durante uma excursão escolar, em Cordeirópolis (SP), abriu espaço para o debate sobre a importância da prevenção e treinamento de professores sobre técnicas de desengasgar bebês, crianças e jovens.

Trazendo essa realidade para Guaíba, a vereadora Professora Claudinha Jardim (DEM) apresentou, na segunda (22), o projeto de lei 14/2018, que versa sobre a colocação de placas, em escolas das redes pública e particular do município de Guaíba, com informações explicativas sobre as técnicas conhecidas como "Manobra de Heimlich" e "Tapotagem", métodos pré-hospitalares de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho ou acúmulo de secreção nos pulmões.

Além das placas, o projeto de lei prevê ainda a capacitação de professores e funcionários das redes de ensino para a correta aplicação das técnicas de Heimlich, para desengasgo em crianças e jovens e Tapotagem, realizada essencialmente em bebês.

“É de fundamental importância a conscientização sobre essas técnicas, bem como a capacitação de professores e funcionários para os primeiros socorros básicos”, ponderou a Professora Claudinha Jardim.

O projeto de lei iniciará sua tramitação no Legislativo na primeira Sessão Ordinária do ano, no dia 1º de março. Interessados em saber mais sobre o caso do menino Lucas, podem acessar a página “Vai Lucas” no Facebook, criada por sua família.  

Texto: Fábio Araujo – Assessor de Bancada (DEM)

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: