31 de Outubro de 2017

Vereador Dr. João Collares realiza 1º Encontro sobre o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e tem Lei de sua autoria sobre o tema aprovada na Câmara


Vereador Dr. João Collares realiza 1º Encontro sobre o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e tem Lei de sua autoria sobre o tema aprovada na Câmara

No dia  29 de setembro, na Câmara de Vereadores de Guaíba, aconteceu o 1° Encontro em referência ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer. O evento, que teve como objetivo trazer informações sobre a doença de Alzheimer, contou com a presença dos expositores Dr. Eduardo Hostyn Sabbi, coordenador do Departamento de Psiquiatria Geriátrica da Associação de Psiquiatria do RS e de Fernando Aguzzoli, autor dos livros: Quem, Eu? Uma avó Um neto; Uma lição de Vida; e Vovô é um herói.

A iniciativa foi do Vereador Dr. João Collares (PDT) e teve grande aceitação da comunidade, visto que o plenário da Câmara estava lotado, com mais de 120 pessoas para prestigiar o evento.

"No dia 29 de setembro, tive a honra de retornar a Guaíba, cidade onde trabalhei como psiquiatra em meu consultório e como clínico no Pronto Atendimento e no SOS Unimed. Além de um momento para reencontrar bons amigos, o convite do colega João Collares foi uma oportunidade de compartilhar conhecimento e experiências ao redor de um tema com o qual tenho trabalhado muito e que tem preocupado a todos: a Doença de Alzheimer", destacou o Dr. Eduardo.

"Embora ela já exista há mais de um século, o número de casos tem aumentado muito em sintonia com a elevação da expectativa média de vida. Viver mais tempo implica nos depararmos mais com as doenças crônicas que acompanham o envelhecimento. Por isso, é fundamental estarmos preparados para enfrentar esta nova realidade e falarmos abertamente sobre nossas experiências de vida, como na brilhante apresentação do Fernando Aguzzoli. E o público deste evento parece ter compreendido isto. Não apenas por ter lotado o espaço reservado na Câmara de Vereadores, mas também pela atenta e qualificada participação com os questionamentos realizados após as palestras. Uma noite memorável na qual me senti muito bem acolhido e sai com a sensação de missão cumprida, ao que não posso deixar passar sem registrar meu muito obrigado a todos", complementou

De acordo com o Jornalista Fernando Aguzzoli, "foi um grande prazer participar do evento de Guaíba em comemoração ao mês de combate ao Alzheimer. Estamos ouvindo falar sobre doenças que antes não sabíamos da existência, com a nossa população envelhecendo cada vez mais, acabamos à mercê de diagnósticos como o Alzheimer, que não muito tempo atrás era conhecido por caduquice ou esclerose. "Hoje podemos falar sobre uma doença estruturada, suas fases, possível conjunto de causas, uma prevenção que abrange um estilo de vida saudável, cuidados necessários, perdas irreparáveis e, logicamente, podemos falar sobre amor e bom humor ao cuidar de quem amamos. É importante cada vez dialogarmos o tema e colocarmos uma questão em evidência: como e ao lado quem eu passarei a minha velhice?", observou Aguzolli.

Na mesma ocasião foi anunciado pelo Vereador Dr. João Collares: “Este foi o primeiro evento em promoção da saúde, que se repetirá, anualmente, uma vez que foi aprovado pela  Câmara de Vereadores e sancionado pelo Prefeito Municipal a Lei 088/2017, colocando no calendário oficial de Guaíba a partir de 2018 a Semana Municipal para Conscientização e Apoio aos Portadores da Doença de Alzheimer, que ocorrerá anualmente no mês de setembro para reflexão e apoio para familiares dos portadores desta patologia. Nossa alegria em ver a lotação completa do plenário da Câmara deixa-me muito feliz, pois demonstra o engajamento da população de Guaíba pela nobre causa”, finalizou o Vereador.

Texto: Fabrício Carvalho e Priscila Peres (PDT)

Foto: Jerusa Kessler

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: