Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 648/2019 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Anderson Guaibão PP 12/11/2019

        O vereador Anderson Guaibão, que este subscreve, no uso de suas prorrogativas legais, requer informações junto ao Executivo Municipal, para que através da Secretaria competente, após as considerações abaixo, informe o que se questiona:

Ambulatório de Diagnóstico e Cuidado da Criança e Adolescente com Transtorno do Espectro Autista e síndrome de Down. O serviço funciona contando com uma equipe multidisciplinar preparada para atender de maneira individualizada às crianças encaminhadas pela rede municipal de Saúde com suspeita de transtorno do espectro autista e síndrome de Down. Acompanhado por profissionais de enfermagem, passando por outros especialistas, como fonoaudiólogo e psiquiatra. Outra preocupação é o atendimento à família, que também conta com atenção de psicólogos e assistentes sociais enquanto aguarda o parecer da junta médica. É um trabalho que se modificou desde a sua concepção e efetivo início. porque hoje o diagnóstico é a última das nossas preocupações. Buscamos trabalhar uma lacuna existente na sensibilização para detectar uma situação que pode ou não ser transtorno, então, passa a ser observado.

  • Qual a viabilidade de ser implementado o Ambulatório de Diagnóstico e Cuidado da Criança e Adolescente com Transtorno Espectro Autista e Síndrome de Down no Município de Guaíba?
  • Quanto à possibilidade de enquadramento junto ao Ministério da Saúde em função da incapacidade financeira do Município de criar um serviço exclusivo, bancado apenas com recursos próprios?

Justificativa:

     

  O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. Todavia a criação do ambulatório de diagnóstico e cuidado da criança e adolescente com autismo e síndrome de down, é de suma importância para a população, pois o quanto antes ter um diagnóstico o transtorno Espectro Autista, sendo encaminhado para o tratamento juntamente com a família.



O Documento ainda não recebeu assinaturas digitais no padrão ICP-Brasil.
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por em 07/11/2019 ás 15:10:28.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 722e395d0c8e6c29b2dfe310357119d1.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 75728.