Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 145/2023 ESPÉCIE: Projeto de Lei do Legislativo

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Marmotha Solidariedade 31/10/2023

O presente Projeto de Lei concede o título de Cidadão Guaibense à Marcus Soares Morais

Marcus Soares Morais nasceu em Bom Jesus, em 12 de agosto de 1975. Aos 6 anos, em 1981, veio junto da família, composta por mais três irmãos, morar em Guaíba, pois seu pai foi indicado para um emprego na cidade. Frequentou a escola Darcy Berbigier no ensino fundamental e no ensino médio, as escolas Augusto Meyer e Gomes Jardim.

Já familiarizado com a cidade, criou proximidade com o tradicionalismo gaúcho através da sexta edição do festival Reculuta da Canção Crioula em 1986, já que seu pai ganhou um disco da edição. Desde então, nutriu apreço pelo nativismo, que futuramente faria parte integral da sua vida.

Marcus é portador da doença de Stargardt, que é uma degeneração macular juvenil congênita, mas isso não o impediu de perseguir suas vontades ao longo de toda a juventude. Antes de terminar o ensino médio, aos 16 anos, frequentou a paródia Nossa Senhora da Paz em Bom Princípio, pois desejava ser padre. No seminário, aprendeu a tocar violão, mas desistiu da carreira religiosa, sentindo saudade da convivência com o tradicionalismo.

Retornou a Guaíba para terminar o ensino médio, e criou ainda mais apreço pela música, participando de missas e eventos gauchescos. Integrou o grupo de invernada Itamorotinga e por meio disso, se tornou músico dos eventos e rodeios celebrados nos CTGs. Em 1998, aos 23 anos, passou a ser avaliador das músicas do rodeio de Vacaria, junto de Paixão Côrtes, percebendo assim o seu apego para com a tradição.

Formado em 2004, no curso de história pela UFRGS, uniu a paixão pela cultura gaúcha à sua vocação. A partir de 2001, se reuniu com amigos e passou a se apresentar nos eventos tradicionalistas em Guaíba, em três anos, decidiu seguir carreira solo.

Em 2006, lançou seu primeiro CD com 8 músicas autorais e 5 composições de amigos. Fez seu primeiro show solo em 2008 em Bom Jesus. Desde então passou a participar ainda mais dos eventos tradicionalistas da cidade, lançando músicas e se apresentando. Em 2018 conheceu sua atual esposa Paula Correa.

Concorreu na versão virtual da Reculuta em 2020, durante a pandemia, e ficou em segundo lugar com a música inscrita. A convite de sua amiga Fofa Nobre, participou de um programa de rádio, e aí nasceu outra paixão. Lançou em 28 de setembro de 2020 seu programa para artistas regionais, que cresceu de forma significativa no tradicionalismo. Continuou lançando músicas e participando dos eventos da semana farroupilha da cidade, incentivando cada vez mais a cultura do município.

Permanece residente na cidade, e por conta do seu trabalho, legado e paixão pelo nativismo, fomenta o mesmo dentro das amizades, shows e eventos, levando Guaíba consigo onde quer que vá.

Por tais razões, contamos com a compreensão dos pares e submetemos o presente Projeto de Lei a apreciação, votação e aprovação de Vossas Excelências.

Guaíba, 23 de Outubro de 2023.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMARCIO DA MOTTA CORREA:88153606034
23/10/2023 16:42:16
Assinatura do Proponente:
Documento publicado digitalmente por MARCIO DA MOTTA CORREA em 23/10/2023 ás 16:41:03.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação dbc745c72106db9e4ead14c08f678608.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 188361.