Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 110/2023 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Bancada do PSDB PSDB 14/03/2023

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue:

  • Quanto ao controle do desperdício e uso racional de água potável distribuída e o decreto que estabelece normas para o munícipe que for flagrado desperdiçando água no Município:

01 – Já houve advertência ou multas para o munícipe flagrado lavando carros e calçadas com água potável, fato que diariamente se observa em diversos bairros do município?

02 - Quantas escolas no município ainda não possui água potável para consumo de professores e alunos?

03 - Quando falamos em desperdício, geralmente o destaque vai para aquele produzido pela população, sobretudo no uso residencial mas, o combate ao desperdício com orientação e como metodologia não poderia incorporar nas escolas municipais buscando a reflexão do desperdício de água possibilitando o diagnóstico da percepção do aluno quanto ao problema, identificando a realidade, gerando uma orientação, um ponto de referência para abordagem do problema?  Certamente irá transcender para outros locais onde esses cidadãos em formação atuam (família, trabalho, comunidade).

Justificativa:

Trata-se de um conjunto de regras, direitos e deveres que busca conceituar o tema e abordar os aspectos relevantes da relação entre o consumo e o desperdício, qualidade da água e a saúde.

O abastecimento público de água, certamente com o tempo terão dificuldades em encontrar água em quantidade e qualidade suficiente para atender à ampliação da demanda de água. São urgentes, portanto, medidas para evitar, ou pelo menos amenizar, a escassez iminente de água potável. Entre essas medidas estão, obviamente, aquelas voltadas para o estímulo à economia desse precioso líquido pela população consumidora, como regramentos para novos empreendimentos que visem a adoção de sistemas e equipamentos componentes hidráulicas e sanitárias que, comprovadamente, gastam menos água para produzir os mesmos efeitos. Tais práticas já são comuns em países mais desenvolvidos.

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
09/03/2023 11:54:48
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 08/03/2023 ás 16:38:06.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 0bbb8660b935166203acc23a8c79dbfe.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 156290.