Câmara de Vereadores de Guaíba
Câmara Municipal de Guaíba
Estado do Rio Grande do Sul

PROPOSIÇÃO N.º 725/2022 ESPÉCIE: Requerimento

Proponente: Partido: Sessão:
Ver. Manoel Eletricista PSDB 21/09/2022

O Vereador que este subscreve, requer que o Executivo Municipal, através de sua Secretaria competente informe o que segue: 

Requer informar sobre a revitalização do mercado público:

A vista e a localização são privilegiadas, de frente para o Guaíba, perto do terminal hidroviário do Catamarã e num ponto central do cidade. Entretanto, esquecido e sofrendo as ações do tempo. Esta é a situação do prédio histórico do antigo Mercado Público de Guaíba, função que o prédio na Avenida João Pessoa abrigou até 1998.

Diante disso, o espaço foi fechado e o passar do tempo lhe arrancou qualquer característica de funcionalidade, deixando apenas as paredes de pé. Hoje, nem o telhado existe mais. Neste sentido, há uma efetiva ação do Executivo Municipal para o início da restauração do prédio histórico.

Justificativa:

 Um dos objetivos da atual administração é a restauração do prédio histórico, seria um dos primeiros projetos iniciados, garantia o prefeito, em 2020 realmente foi publicada a licitação com esse objetivo que a comunidade guaibense alegrou-se, mas foi totalmente revogada, como aconteceu em 2017 com a colocação de tapumes em frente ao prédio, e a instalação de placas que prometiam o início da revitalização do antigo mercado pedras brancas.

A obra, era do governo estadual, foi escolhida através de uma consulta popular. A ideia era concretizar a primeira etapa para transformar o local em um mercado cultural. A promessa: reformar o sistema de cobertura do prédio, o mais afetado pela passagem dos anos. 

O que foi prometido em 2018 também não andou, pois, segundo a prefeitura de Guaíba, apenas a primeira etapa da obra não seria suficiente. As estruturas de ferros colocadas no local para reforma do sistema de cobertura "foram deterioradas pelo tempo" assim, o investimento acabou perdido.

Como a consulta popular só contemplava a primeira etapa, aquela obra levou a possibilidade de abrir o prédio do nada ao lugar nenhum. 

Documento Assinado Digitalmente no padrão ICP-Brasil por:
ICP-BrasilMANOEL JARDIM DA SILVEIRA:44146523087
15/09/2022 16:52:01
Assinatura do Proponente:
     
    Tramitação:
________________________________    
Assessor de Bancada    
    Aprovado na Ata n.º
Aceita pela Mesa Diretora em:   Transmitido Via Ofício nº.
     
     
________________________________   ________________________________
Secretário   Presidente
Documento publicado digitalmente por JAQUELAINE VASCONCELOS DE ABREU em 15/09/2022 ás 16:51:43.
Chave MD5 para verificação de integridade desta publicação 3420a0da1b56a7534c8c1d736a966fc7.
A autenticidade deste poderá ser verificada em https://www.camaraguaiba.rs.gov.br/autenticidade, mediante código 136245.