28 de Dezembro de 2017

Vereadora Fernanda Garcia prioriza a inclusão e acessibilidade em suas proposições legislativas


Vereadora Fernanda Garcia prioriza a inclusão e acessibilidade em suas proposições legislativas

O ano de 2017 foi marcante para a vereadora Fernanda Garcia (PTB). Logo no início de seu mandato, a primeira vereadora cadeirante de Guaíba sofreu uma fratura no fêmur após cair de um carro escalador, no qual estava acoplada sua cadeira de rodas, utilizado para conduzir a parlamentar ao seu gabinete, localizado no 3º pavimento da Câmara. O acidente afastou a parlamentar por quase seis meses de seus trabalhos na Casa Legislativa.

A volta à Câmara se deu em junho, no entanto sem que a vereadora pudesse estar presente no plenário. Entre junho e outubro, a cadeirante participou dos debates e votações por videoconferência, através de um equipamento que permitia transmitir, a partir de uma sala improvisada localizada no térreo do prédio, sua imagem e áudio para o plenário. O problema de acessibilidade do prédio foi resolvido somente em novembro, com a inauguração do elevador. Na ocasião, a vereadora destacou a instalação do elevador como uma grande conquista, mas fez questão de lembrar que foi necessário a eleição de uma pessoa com deficiência para que a Casa Legislativa de Guaíba, instalada há mais de 30 anos no mesmo prédio, fosse provida de acessibilidade. Quantos vereadores passaram por aqui em todos esse anos e nada foi feito, ponderou a vereadora.

A partir de seu retorno e superado os problemas básicos de acessibilidade, a parlamentar elaborou 94 proposições, sendo 16 projetos de lei, 42 requerimentos e 36 indicações. As proposições levadas aos plenário tiveram como pauta principal a melhoria dos serviços e da infraestrutura públicas voltadas às Pessoas Com Deficiência - PCD, bem como gestantes, idosos, e todos àqueles que têm sua mobilidade prejudicada provisória ou permanentemente.

 “O meu gabinete está sempre à disposição de toda a população para críticas e sugestões, permanecendo aberto das 8h às 18h no terceiro andar. E, assim como foi este meu primeiro ano trabalhando em conjunto com todos, quero estreitar ainda mais o vínculo nos próximos três anos onde seguirei lutando, essencialmente pela inclusão e acessibilidade de todos”, destacou a vereadora.

Texto: Sandro Boschetti - Relações Públicas

Foto: Tâmyris Artier - Assessora Parlamentar

 

 

< Voltar           Imprimir

Leia também: